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jan 30th

A importância do diálogo na Comunicação

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Dias desses, estava num restaurante e, na mesa ao lado, um grupo conversava sobre alguns problemas de uma empresa, sendo o que mais incomodava era a falta de diálogo entre dois setores que ofereciam produtos concorrentes. A solução encontrada pelo funcionário foi criar um terceiro departamento que conectasse e filtrasse a demanda das duas áreas, estabelecendo, assim, o diálogo.

O enredo me fez pensar sobre uma grande dificuldade que a comunicação possui: pasmem, a falta de diálogo entre os diversos setores. A principal barreira, a meu ver, é a falta de conhecimento entre cada divisão e a confusão que isso gera como, por exemplo, publicidade versus assessoria de imprensa, AI versus Relações Públicas versus mídias sociais e por aí vai. O importante é entender que, sim, cada área tem suas particularidades, seu público-alvo, objetivos e metodologias, mas nada impede que os setores se relacionem na construção da imagem do cliente.

Recentemente, falamos da importância de utilizar as redes sociais para comunicar uma reportagem seguindo o perfil do público da plataforma. Sabemos que nem sempre a notícia é consumida na hora em sites, impressos e eletrônicos, e divulgar no canal correto ajuda a ampliar o alcance. Esse é um caminho que vai da assessoria às mídias, mas o inverso também ocorre. Muitas vezes, nos deparamos com informações importantes na timeline dos nossos clientes que podem ser trabalhadas via AI por outro viés. Há casos em que a alimentação das redes fica por conta do próprio cliente e sempre ressaltamos que é fundamental a conexão entre a assessoria e esse setor para evitar que informações estratégicas sejam pulverizadas na internet. Uma parceria, um balanço importante da empresa, um dado de faturamento costuma chamar a atenção dos jornalistas, sendo trabalhados em colunas com exclusividade, por exemplo. Se utilizadas no Facebook antes da AI, perdemos a oportunidade de trabalhar um material valioso. Levamos o famoso “furo”.

Portanto, nossa sugestão é sempre comunicar a todos os setores da empresa que assessoria de imprensa está disponível para avaliar as informações que podem ser relevantes para a mídia e, inclusive, orientar para a melhor divulgação nos canais adequados. Sempre que houver um assunto interessante para a imprensa, ele será trabalhado com prioridade para depois ser propagado nas redes de forma diferenciada, através de clippings ou conteúdos para o blog. E já dizia o Velho Guerreiro que “quem não se comunica, se trumbica”.

  1. Matheus Bento
    14 de novembro de 2016 at 23:48

    Adorei o artigo, muito bom mesmo!
    Gostaria de perguntar se poderia fazer uso desta imagem que ilustra o artigo, como foto de capa, em minha página no Facebook que se chama diálogo, achei a imagem propicia pois ela fala por si só.
    Desde já agradeço!
    Att.
    Matheus Bento.

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