jun 18th

Assessoria de imprensa para startups

Posted by with No Comments

MVP, valuation, pivot, serie A… Essas expressões todo empreendedor de startup conhece de cor e aplica em seu dia a dia. Mas, existe uma estratégia de aceleração de negócio que a maioria, quase que absoluta, ‘não viu, nem provou, mas já ouviu falar’: assessoria de imprensa para startups.

Muitas vezes vista como um artigo de luxo, quando tem como finalidade gerar recortes de jornais e revistas para seus pais emoldurarem na sala e justificar o investimento love money  ou entrevistas ao Jornal da Globo para compartilhar nas redes sociais, um bom trabalho de relacionamento com a imprensa e stakeholders faz da comunicação uma ferramenta estratégica para sua empresa.

Para que a mágica da assessoria de imprensa para startups funcione, o empreendedor deve avaliar seu negócio. Sim, pois, um debut na imprensa é como um pitch para Dave McLure, vale ouro e impactará profundamente no futuro do seu negócio. E como um investidor, o jornalista vai sabatinar você/seu assessor, testar sua solução e pesquisar seu nível de inovação. Então, se está validando seu negócio no mercado, este não é o momento de começar a ação de relacionamento com a imprensa. Outras ações de marketing com conversões diretas são mais úteis.

To do Marketing

Para aqueles que já passaram da fase de teste e a startup tem produto e faturamento é, sem dúvida, uma estratégia importante para colocar o motor de crescimento em ritmo acelerado. Mas, antes é preciso definir seu objetivo com o trabalho de assessoria de imprensa: crescimento da base de clientes, aumento das conversões como cadastros ou download de um aplicativo, aproximação com investidores, fortalecimento de marca ou perfil do empreendedor. Se você não tem uma meta definida, qualquer resultado serve.

Como assessoria de imprensa não é publicidade, preciso te contar um segredo: sair em um determinado veículo não vai tirar sua startup do vermelho. Mas, o uso correto do clipping, como a reverberação por meio de newsletter, blog institucional e nas redes sociais, pode se transformar em uma metralhadora comercial , contribuindo para alcançar seus objetivos estratégicos. Para isso, você deverá mapear os veículos de impacto para as metas em comunicação. Depois adaptar as informações relevantes de seu negócio em notícias, que passará por temas como a aplicabilidade dos serviços, aporte de investimento anjo, desempenho positivo do faturamento, novos mercados, inovação nas ferramentas, imersão no Vale do Silício e por aí vai. Esse processo de redação de conteúdo se transformará em um release com o qual comunicará as editoriais, colunas e programas dos veículos alinhados aos objetivos em assessoria de imprensa para seu negócio.

O mantra de qualquer Startup deve ser “Não despedice”. Tempo e capital investidos são recursos essenciais, logo é importante mensurar todas as ações de comunicação. Sua análise deve estar pautada na contribuição da assessoria de imprensa em alcançar seus objetivos estratégicos. Para isso, veja quanto as publicações têm contribuído na notoriedade de sua empresa no mercado, no aumentado do número de leads e da conversão na plataforma, como o auxilia no approach com investidores. Quantidade de clipping não é base de análise de desempenho e antes de querer sair na Exame, Valor Econômico e Globonews reflita quanto impactam em seu negócio além do seu ego.

Quer saber mais sobre Assessoria de Imprensa para Startup?

Baixe gratuitamente nosso e-book!

Call to action_Quadrado