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jan 13th

Leis básicas para planejar as ações em comunicação

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Por Luana Weitzel*

Luz, câmera e ação! Para muitos, este é o objetivo de um trabalho de comunicação.

Mas uma estratégia eficaz nessa área deve ir além da superficialidade. Para isso, o planejamento deve ter uma meta definida, o impacto das ações para o desempenho do negócio e os resultados esperados. Com uma linha de trabalho estabelecida, vem o passo mais importante: tornar o planejamento coeso para que o relacionamento com a imprensa, formadores de opinião e a produção de conteúdo sejam consistente e tenham um discurso único.

Essa precaução leva o empreendedor para outro nível, no qual, mais do que sair na mídia ou ter seu tweet favoritado por uma celebridade empreendedora, as ações em comunicação tem como cunho fortalecer seu branding, estreitar laços com parceiros, pessoas e instituições que são referências em seu mercado de atuação, bem como potencializar seu comercial.

Na Prática

Bom, agora que já tem as ferramentas necessárias para pensar de forma estratégica, vamos tirar suas ambições do papel. Criei esse guia de sobrevivência, com três passos para o sucesso:

Como defino meu objetivo?

Startups e PME’s tem um grande desafio em comum: crescer. O time para isso vai variar de acordo com a dinâmica de cada mercado. Para alcançar essa meta, temos duas possibilidades de frente de trabalho: o branding, que vai reforçar sua marca no mercado, aproximá-lo de formadores de opinião e instituições de referência, ou o comercial, que vai atuar para impulsionar seus produtos e serviços junto a seu público-alvo, destacá-lo em relação à concorrência e atrair a atenção de investidores. Escolha seu posicionamento e vá para a próxima casa!

O Quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por que?

Independente de utilizar a comunicação como uma ferramenta de fortalecimento para o branding ou para o comercial, você precisa desenhar quem é essa persona, como ela se comporta e seus hábitos de leitura. Assim, você utiliza as frentes da seguinte maneira:

  • Assessoria de Imprensa: será uma carta de validação de seu negócio junto ao público que quer atingir. Para isso, estude os veículos mais alinhados ao público que quer impactar, e desenvolva releases que falem sobre o problema que seu negócio/produto resolvem, a filosofia de sua empresa, aquisições, marcos e aportes. Para potencializar resultados, republique conteúdo nas redes sociais adequadas e via email marketing para seus prospects, usuários e parceiros.

 

  • Relações Públicas: as redes sociais são ótimas ferramentas de interação. Mas, antes de ser onipresente nelas, aposte a que irá te dar mais retorno. Um exemplo é o LinkedIn, a mais adequada para negócios B2B, pois o foco dos usuários ali é a vida profissional. Escolhido o canal, estude a melhor linguagem para se comunicar com seu público, siga e interaja com aqueles que são destaque no seu mercado. Depois é só colher os frutos!

 

Métricas da vaidade ou da verdade?

Resultados em comunicação são mais que quantitativos, são qualitativos. Então, não adianta sair em inúmeros espaços se não são relevantes para a sua audiência. Sendo assim, aposte em parâmetros sobre quantos leads uma matéria online te gerou, o acesso de cliques do post no seu blog institucional e o retorno no email marketing da matéria publicada naquela revista, bem como os contatos diretos cruzados com as aparições na mídia. Assim, terá um panorama real do que realmente vale apostar em comunicação para seu negócio.

Sugestão de leitura

Se você quiser saber mais sobre como planejar a comunicação de sua empresa e como desenvolver um relacionamento eficaz com a imprensa, acesse nossos materiais didáticos:

Como Planejar a Comunicação de sua Startup em 2015, um manual para traçar as frentes de ação em comunicação de sua empresa;

Assessoria de Imprensa para Startups, um guia prático para todo empreendedor se aproximar da mídia.

*Luana Weitzel é jornalista com especialização em negócios pela Fundação Dom Cabral e CEO da LaPresse Comunicação

 

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