Blog

out 26th

Pokémon Go e os riscos dos produtos inacabados

Posted by with No Comments

Pikachu, Charizard e Bulbasaur já são nomes que fazem parte da rotina dos amantes, curiosos, pais e mães graças ao Pokémon Go. E eu fico muito feliz com isso, rs. O jogo me fez relembrar meus episódios favoritos, como era  e o melhor: dos desenhos na nossa infância, nos jogos em outras plataformas e estávamos agora ali, praticamente interagindo com os monstrinhos. O máximo, certo? Nem tanto assim…

Poucos meses depois do seu lançamento oficial no mundo, Pokémon Go, que se tornou um dos aplicativos mais baixados para smartphone, mas, perdeu boa parte dos seus jogadores. No mês passado, falando apenas do público pagante, já tinham saído da plataforma 79% dos usuários.

Mesmo assim, sofrendo com a grande perda dos jogadores, Pokémon Go ainda está positivo, com um grande número de usuários frequentes na plataforma, mostrando que, mesmo com a diminuição do seu sucesso inicial, pelo menos momentaneamente, ele ainda se mantém firme e forte no mercado.

A verdade é, em conversa informal com grande parte dos meus amigos que jogavam Pokémon Go, é que muitos se mostraram insatisfeitos por estar usando um jogo inacabado, que ainda precisava de melhoria e, vez ou outra, demonstrava certos problemas de jogabilidade.

No meu ciclo social e em grupos que frequentava no Facebook, este foi o maior motivo da saída dos usuários da plataforma. Ninguém se importava com o grande gasto de bateria, ou a necessidade do 4G e GPS ativados, mas sim com a falta de acabamento do produto comercializado pela Niantic, que já lançou diversas atualizações, mas ainda não caiu no gosto dos jogadores.

Não me estendendo mais do que o necessário, Pokémon Go ainda está firme no mercado graças a força da marca “Pokémon”, pois com a grande perda que teve por parte dos seus usuários, caso não tivesse tido um hype inicial muito grande, o game poderia ter sido um grande fracasso.

Por isso, principalmente falando de Startups e PMEs, precisamos tomar cuidado antes do lançamento de nossos produtos no mercado. Será que não seria melhor adiar algumas semanas, quiçá meses, para entregar um serviço completo, mas que, caso necessário, poderia ser melhorado através de atualizações?

Tagged with: , , , , ,

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *