HugeDomains.com
Captcha security check

vaultpos.com is for sale

Please prove you're not a robot

View Price

Blog

jan 4th

Como a comunicação pode te ajudar a conquistar e fidelizar clientes

Posted by with No Comments

Para um negócio performar bem, é preciso ter uma base sólida de clientes. Mas como gerar essa base de clientes? Em comunicação temos duas ferramentas bastante eficientes para isso: Assessoria de Imprensa, que apresenta seu negócio e serviços para seus potenciais clientes, e o Marketing de Conteúdo, que mostra a utilidade de seus produtos/serviços no dia a dia de seu consumidor.

Diferente da publicidade que tem um discurso mais agressivo de vendas, a Assessoria de Imprensa e o Marketing de Conteúdo vão trabalhar a credibilidade e reputação da marca, que vão tanto atrair e reter clientes, além de estimular o marketing de boca a boca. Dessa forma é possível criar um fluxo constante de vendas com quem já conhece a empresa e ao mesmo tempo estimula os possíveis clientes a realizarem sua primeira compra.

Para estruturar de forma assertivas as ações em comunicação é preciso preparar sua base de vendas. Para isso, invista em uma plataforma de gestão vendas – não tem uma? dá uma olhadinha no Plug CRM -, nela você consegue analisar o perfil dos seus clientes, o que compram e a periodicidade. Ela te servirá para entender quem são seus clientes, as prioridades de divulgação e por fim para medir o aumento de novos clientes e recompra a cada ação de Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo.

Mapeando o que é notícia no seu negócio

Com o perfil do seu cliente traçado e seus hábitos de compra, fica mais fácil definir a abordagem do conteúdo sobre seu negócio que irá divulgar na mídia e via canais institucionais – blog, newsletter e redes sociais ‘quando’ e por que’ consumir seus produtos e serviços.

Novos Clientes

A Assessoria de Imprensa é a ferramenta mais eficiente para atrair novos clientes, pois o jornalista, blogueiro ou youtuber é isto pelo seu público como um especialista. E uma citação dele sobre seu negócio é com um aval para a compra de seu produto ou serviço.

Para isso, é preciso priorizar os veículos que estão alinhados aos seus consumidores. Por exemplo, uma agência de turismo voltado para o público de terceira idade deve apostar em espaços tradicionais como jornal, revista, TV e rádio. Já uma startup pode investir à vontade na web e direcionar para a imprensa de negócios se for B2B e grandes portais ou de nicho para B2C.

Fidelização de Clientes

Tenho uma informação que vai te deixar bastante animado: de acordo com a Inc Magazine, vender para quem já comprou contigo custa até 10 vezes mais barato do que para aqueles que não conhecem a marca. Sem falar que eles compram 67% mais que os marinheiros de primeira viagem. Curtiu? Então estruture seu processo de relacionamento no pós-venda empoderando seu cliente: pergunte-o como quer ser contato por vocês: por telefone, whatsapp, e-mail – nesse último caso, dê a opção do tipo de conteúdo que ele deseja receber.

Definida a forma de contato, planeje o que vai oferecer em cada canal, sem ser repetitivo, pois a maioria dos clientes vão te acompanhar por multicanais, principalmente nas redes sociais – aqui demos dicas valiosas.

Na newsletter aposte num radar de notícias, com as matérias da marca na mídia, novidades do portfólio, posts do blog e parcerias. Para o blog, mergulhe no universo do seu cliente e faça uma interseção com o da marca. Já nas redes sociais nada de onipresença. Analise as que mais tem a ver com seu cliente.

E, para tirar tudo isso do papel, leia nosso post sobre a metodologia SMART.

 

Tagged with: , , , , ,

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *