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dez 21st

Seis dicas para planejar suas ações em redes sociais

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O Facebook, Instagram e cia deixaram de ser um opcional para se tornar uma ferramenta essencial na estratégia de comunicação empresarial. E o que muito contribuiu para isso foram os cases de sucesso e mais opções de métricas de resultados, que facilitaram a participação e planejamento de ações, permitindo uma relação mais direta com o seu público-alvo.

Mas, como criar esse planejamento do zero? Sem base alguma? Cada ação que você faz em redes sociais deve fazer parte de uma estratégia de marketing maior e mais completa. Isso significa que cada post, resposta e/ou comentário deve ser guiado por um ‘plano mãe’.

Pode parecer complicado, mas se você dedicar uma fatia do seu tempo para criar uma estratégia de mídia social abrangente, o resto de seus esforços vai seguir o fluxo naturalmente.

Como planejar sua presença nas redes sociais?

O mapeamento das ações deve incluir tudo o que você pretende fazer e o resultado esperado em um período três, quatro, seis ou doze meses. Neste plano estará descrito como estão as suas redes sociais hoje, as metas a serem alcançadas por período e as ferramentas que utilizará para atingi-las.

Para te ajudar nesse processo, elaboramos um mini guia para você, com seis passos para a construção de um planejamento de marketing de mídia social assertivo.

redes sociaisPrimeiro Passo: Determinar objetivos e metas

O primeiro passo é ter seu Plano de Negócios ou Canvas em dia, pois é a partir deles que você irá estruturar sua estratégia de comunicação via redes sociais. Definida a prioridade do negócio, trace os objetivos e metas que as mídias sociais te ajudarão a alcançar. Uma ferramenta ótima para isso é a metodologia SMART, que auxiliará desenhar cada ação sem perder o foco, sendo específico, mensurável, atingível, relevante e dentro do prazo.

Estruturando desta forma, as ações estarão focadas no crescimento do negócio e não no número de likes e seguidores de suas páginas. Com esta visão, conseguirá analisar se seu planejamento está contribuindo ou não para seu negócio.

Segundo Passo: Mapeamento dos Canais Institucionais

Faça uma lista com todas as redes sociais que sua empresa está presente e avalie como está sua participação em cada uma delas. Identifique quais contas precisam ser atualizadas e quais são desnecessárias, ou seja, podem e/ou precisam ser excluídas. Também não deixe de notar se existem contas fakes ou antigas e desativadas sobre o seu negócio. Caso ocorra, denuncie esses perfis, ou os exclua, para que os seus clientes conectem apenas a sua marca.

Durante esse processo, crie missões específicas para cada uma das redes eleitas. Isso servirá como um guia de atuação, concentrando os esforços em objetivos específicos.

Terceiro Passo: Criar ou melhorar suas contas nas redes sociais

Finalizou o segundo passo? Tem certeza? Então beleza! Vamos ao terceiro degrau: melhorar a sua presença online! Deixe a onipresença digital de lado, escolha as plataformas que melhor atendam seu objetivo nas mídias sociais e mãos à obra! Na hora de selecionar, tenha em mente que uma empresa de recursos humanos precisa ter uma forte presença no LinkedIn e uma de moda, no Instagram.

Lembre-se que cada rede social tem uma audiência única e deve ser tratada de forma diferente. Não adianta fazer uma postagem para todas as plataformas, pois o retorno, com certeza, será abaixo do esperado. Além disso, os perfis devem ser preenchidos completamente, enquanto as imagens e o texto precisam ser otimizados para cada uma das mídias.

Quarto Passo: Inspire-se no mundo exteriorconcorrente

Começar do zero é sempre complicado, principalmente não sendo um profissional da área, não é? Pois bem, não tenha vergonha! Olhe para o lado, veja o que o amiguinho está fazendo, observe a necessidade do seu consumidor e busque inspiração! Isso é benchmarking. Inspire-se, observe os melhores!

Uma das fontes mais bacanas para se buscar inspiração são os líderes do seu mercado. Ouviu que determinada empresa faz um trabalho bacana de marketing nas mídias sociais? Dê uma olhada e veja o que pode incorporar a sua execução!

Quinto Passo: Criar um plano de conteúdo e um calendário

Ter bastante conteúdo é importante e essencial. E criar um calendário de postagens é extremamente necessário e deve estar no escopo de seu planejamento de marketing de mídias sociais.

Além disso, obviamente, esse seu planejamento de conteúdo deve responder alguns questionamentos: Que tipos de conteúdo você pretende publicar? Com que frequência? Qual é o público-alvo para cada tipo de conteúdo? Quem criará o post? Como a postagem será promovida?

Já no seu calendário, além dos dias da postagem, também é necessário definir o horário de cada post e onde será postado cada um dos conteúdos. Não esqueça de sempre agendar as postagens com antecedência para evitar problemas que possam furar o seu planejamento.

Sexto Passo: Teste, avalie e ajuste seu plano de marketing de mídia social

Para descobrir os ajustes necessários em seu planejamento de marketing de mídias sociais, é preciso testá-lo e avaliá-lo. Não faça isso uma ou duas vezes, mas periodicamente, para poder adaptá-lo a novas realidades e situações.

Para testá-lo você pode, por exemplo: acompanhar o relatório gerado pelo Facebook e Instagram, além de compará-lo com meses anteriores; analisar o número de cliques que seus links recebem; as visitas das páginas através do Google Analytics.

A coisa mais importante a entender sobre o seu plano de marketing de mídia social é que é preciso adaptá-lo constantemente porque à medida que surgem novas redes que impactam em seu público, convém adicioná-las ao seu plano. Além disso, ao atingir as metas, você precisará definir novos objetivos. Sem falar em desafios inesperados que podem aparecer ou um crescimento abrupto que exija adicionar novas funções ou aumentar sua presença social para diferentes ramos ou regiões.

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