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nov 16th

Dá para escrever um release otimizado para SEO?

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Como a gente já falou por aqui, o objetivo de um release é utilizar a exposição na mídia para atrair a atenção das pessoas certas – leads, clientes, parceiros e até mesmo investidores – para a sua estratégia de mercado. E é nessa hora que devemos unir a Assessoria de Imprensa ao Marketing Digital, otimizando os comunicados para a imprensa com palavras-chave de alto impacto para a estratégia de SEO do seu negócio.

O que é um release, você já sabe. E SEO?

As pessoas tendem a complicar demais, mas a ideia geral é realmente muito simples. SEO significa Search Engine Optimization, e é uma técnica de marketing digital que faz com que os mecanismos de pesquisa vejam um site como uma autoridade em um determinado assunto. E quando um mecanismo de pesquisa acredita que um determinado site é altamente confiável, ele o mostra na primeira página de resultados do mecanismo de pesquisa.

E estar nesta posição é extremamente importante – e muitas vezes crucial para um negócio – já que a primeira página é onde 54,5% das pessoas encerram suas buscas, seja por informações, produtos ou serviços. E quanto mais pessoas verem seu site quando inserirem um termo de pesquisa específico, maiores são as suas chances de venda em relação aos concorrentes.

Se você quiser saber mais sobre isso, eu falo de forma mais detalhada neste post sobre “O que é Link Building?

Agora vamos por a mão na massa com três passos para otimizar seu release:

1. Conheça suas palavras-chave
O Google e outros mecanismos de pesquisa classificam as páginas da web rastreando-as para determinados termos-chave. Portanto, é importante saber o que os seus clientes estão procurando ao encontrar seu site e deles. Duas ferramentas que vão te ajudar bastante nessa jornada é o Ubersugest e o Google Analytics.

Identificadas as palavras chaves, é hora de inseri-las no release ou usá-las como tema central do post. Dessa forma, o Google e outros mecanismos de pesquisa vão identificá-las e usá-las no algoritmo de classificação, melhorando assim seu posicionamento nos resultados de busca.

2. Pense no formato
A maioria dos releases segue um formato semelhante – título, subtítulo, parágrafo de introdução, descrição das notícias e uma citação de um executivo da empresa. Mas quando você está escrevendo um conteúdo otimizado para o SEO, é importante entender o formato preferido pelos mecanismos de pesquisa. Por isso opte por números, listas e subtítulos que dividem o texto. E também aposte em parágrafos mais curtos e condensados.

3. Use links estrategicamente
O último elemento importante do SEO é o backlinking. Em um release, existem algumas áreas onde você normalmente colocará seus links – no parágrafo introdutório e no clichê, com talvez um ou dois ao longo do texto principal. Mas o uso de backlinks por trás das palavras-chave do seu cliente em seus comunicados à imprensa os ajudará a ter uma classificação mais elevada para esses termos.

Considerações finais – Ao incluir práticas de SEO ao seu release, você sairá na frente de cerca de 90% da internet. Sim, esta é a porcentagem de sites que não recebem nenhum tráfego orgânico do Google. E isso irá agregar credibilidade, autoridade e reconhecimento para a sua marca na construção de seu posicionamento digital.

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