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jan 15th

Marketing Inbound: como pensar o que é relevante

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Por Luana Weitzel*

O marketing de conteúdo é o novo SEO e isso não é segredo para mais ninguém. Então, no post de hoje vou ajudá-lo a definir que tipo de conteúdo é importante para alcançar seus objetivos em comunicação.

O primeiro passo é ser coerente em seu discurso e trabalhar com o mesmo foco as ações em assessoria de imprensa, publicidade, relações públicas e produção de conteúdo. Na prática, quero dizer que você desperdiça energia e não alcança os resultados esperados quando no relacionamento com a imprensa foca no seu cliente, investe em Ads para atrair parceiros, em relações públicas para atrair investidores e no marketing inbound para falar com todo mundo. Trabalhe a comunicação para tornar seu público-alvo apaixonado por seu negócio. Eu falo mais sobre esse processo nesse post aqui.

Definida sua meta, chega a hora de analisar em quais canais deve investir para se relacionar com seu público. Não adianta ser onipresente em todas as redes sociais ou com inúmeras publicações por dia, pois sua audiência não é todo mundo. Se seu foco está no universo B2B aposte nas redes corporativas como o LinkedIn, se for B2C escolha a mais atrativa para seu usuário: Facebook, Instagram, Pinterest, Google Plus.

Brainstorm

Antes de ir para a ação, faça pesquisas sobre quem é a persona que seu objetivo em comunicação toca, converse com formadores de opinião de seu networking e estude como a concorrência se posiciona. Também é importante ter uma linguagem clara, pois nós, empreendedores, somos bastante técnicos e o nosso público precisa entender nosso know-how de forma didática. Seu discurso deve expressar a filosofia de seu negócio e mostrar a relevância das soluções apresentadas por sua empresa para resolver os problemas de seu alvo e o impacto na rotina deles.

Colocando a mão na massa

Estratégia fechada, agora vamos para a execução. Nada vale um lindo planejamento se não há periodicidade na produção e veiculação de conteúdo porque os resultados em marketing inbound são conquistados como em uma maratona, não como uma corrida de 100 metros. Para te auxiliar, seguem seis regras práticas:

  • Como CEO, você é o porta-voz da empresa, você é a personificação da imagem e cultura dela. Por isso, seja presente e acessível nas redes sociais, compartilhe os posts das páginas oficiais do seu negócio e posicione-se de forma coerente à filosofia de sua empresa sobre os assuntos de grande repercussão ou impacto para seu mercado consumidor;
  • Erros gramaticais são imperdoáveis. Escreva, revise e peça para um coleguinha dar mais uma lida antes de publicar. Cuidado na seleção de imagens, bem como a propriedade intelectual de textos, vídeos, áudios e fotos;
  • A produção de conteúdo deve ser personalizada e pessoal. Ninguém quer ler um texto escrito por um robô de teleatendimento. Foque em histórias interessantes sobre seu negócio, clientes e mercado, concentrando-se nos benefícios do produto/serviço e não nas vantagens. Isso diferencia um texto construtivo de um comercial;
  • O que falam de você por aí tem um valor elevado à enésima potência. Sendo assim, retweet e compartilhe o que seus usuários falam sobre sua empresa. É uma promoção superqualificada de seus serviços e produtos;
  • As matérias publicadas sobre seu negócio podem seu utilizadas como ferramentas comerciais, quando reverberizadas junto aos seus canais institucionais – email marketing, redes sociais e blog;
  • Crie e mantenha atualizada a sala de imprensa em seu site. Nela, insira o release institucional, perfil dos sócios, fotos de divulgação em alta resolução e as matérias publicadas, assim você fortalece de forma simples e eficaz seu relacionamento com jornalistas e blogueiros, e reforça sua liderança de mercado junto aos seus clientes.

 

E tenha sempre em mente que o conteúdo relevante é a forma mais fácil de alcançar seu objetivo em comunicação, seja por canais institucionais ou pelo relacionamento com a imprensa.

Quer saber mais sobre as práticas de comunicação? Acesse nosso White Paper “Como Planejar a Comunicação de sua Startup em 2015

*Luana Weitzel é jornalista com especialização em negócios pela Fundação Dom Cabral e CEO da LaPresse Comunicação

 

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