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dez 8th

Como a metodologia SMART pode auxiliar no crescimento do seu negócio

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Criar objetivos e traçar metas é importante. E para tirá-los do papel é preciso desenhar um processo de execução ajustado a sua realidade para colocá-lo em ação. Então, fuja das ideias megalomaníacas porque não há mágica que transforme um real em um milhão em apenas 24 horas, certo? Por isso aqui na LaPresse utilizamos, como uma das metodologias, a SMART (Specific, Measurable, Attainable, Relevant, Timely).

Sempre que vamos traçar um planejamento, seja de negócios ou de mídias sociais, aplicamos uma das metodologias. Como a SMART é de fácil visualização, normalmente damos preferência a elas, facilitando o compreendimento de toda equipe, desde os gestores aos funcionários com uma vivência menos aprofundada no negócio.

A metodologia SMART leva em conta cinco pontos: especificidade, mensuração, alcance, relevância e prazo, sendo possível criar um planejamento de trabalho todo baseado nesses cinco passos. Abaixo descrevemos cada um deles para deixar ainda mais explicado:

smart(S) Specific: Específico

Esta primeira letra significa que o seu objetivo, necessariamente, tem que ser específico e claro sobre o que você quer atingir, normalmente colocando números e dados. Quanto mais específica for a sua meta, maior a facilidade dela ser atingida perfeitamente.

Na prática: Descreva de forma focada a estratégia que ao invés de ser aumento de vendas, deve ser aumento de vendas em x%, ou para um determinado público, região ou mercado.

(M) Measurable: Mensurável

Todo objetivo descrito precisa ser mensurável de alguma forma. E essa forma de avaliação do resultado também precisa estar descrita neste momento, para, assim, podemos notar a evolução até o objetivo ao longo do tempo.

Na prática: Aqui é a forma como vamos medir o resultado da estratégia. Seguindo o exemplo que demos anteriormente, para analisar o crescimento das vendas, podemos utilizar desde planilhas a plataforma de gerenciamento de vendas.

(A) Attainable/Achievable: Alcançável

Os objetivos não podem ser fáceis para não serem alcançados na metade do tempo limite. E nem tão ousados que se tornem impossíveis de serem alcançados no tempo estipulado. Caso um dos dois pontos ocorra, pode causar desânimo ou ilusão em toda equipe. Desafie-se na medida do possível! Não extrapole os limites.

Na prática: Para se ter uma meta real é preciso se analisar de dentro para fora, analisando a performance comercial de seu negócio, do mercado e dos concorrentes. Assim, o crescimento das vendas, novos público ou a entrada de um novo mercado será pautada na necessidade do cliente e não no ego do empresário.

(R) Relevant: Relevância

Cada um dos objetivos traçados precisam ser relevantes para a sua empresa. Se são desnecessários, deixe-os de lado. Afinal, será um esforço desnecessário feito por você e sua equipe para atingir algo que não precisava ser conquistado. Avalie os ganhos que serão obtidos através da conclusão de determinado objetivo e verifique se esta meta é realmente relevante.

Na prática: Neste ponto identifique as peças do seu time e parceiros que podem contribuir para alcançar a meta e como se dará isso.

(T) Time: Prazo

Este último passo consiste em definir o tempo limite, o prazo, o deadline para que o objetivo seja conquistado. Não podem existir metas sem deadline, pois ocorrerá a acomodação por parte da equipe de execução e a falta de prioridade será uma dura realidade.

Vale a pena lembrar também que, o que não pode ser medido, não pode ser avaliado através da metodologia SMART. Faça objetivos claros, concisos e possíveis de serem alcançados. Mantenha os pés no chão, mas não seja impedido de voar até onde deseja!

 

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  1. Dielson Kleber Pickler
    24 de janeiro de 2017 at 11:30

    Usei essas informações para ajudar meu cliente a elaborar o planejamento anual dele. Fiz uma apresentação, citei alguns exemplos e depois fomos para a prática (escrever).
    O resultado foi ótimo!
    Principalmente depois que organizamos uma planilha e começamos a colocar no papel, fica tudo mais claro e de fácil compreensão.

    Obrigado pelo artigo!

    Reply
    • Luana Weitzel
      25 de janeiro de 2017 at 22:55

      Dielson,
      A gente ama ajudar os empreendedores e seu feedback nos deixou muito felizes!

      Reply

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