nov 19th

Os obstáculos da assessoria de imprensa para negócios

Posted by with No Comments

Dando uma olhada nas notícias, vi um texto bacana no TechCrunch sobre o porquê de não podermos perguntar aos clientes o que eles querem. Esse é um problema muito interessante para os empreendedores – nossos clientes – na hora de desenvolverem seus produtos e serviços. Afinal, o novo produto será construído em cima do feedback de seus possíveis clientes? Será que o público alvo está preparado para pensar sobre uma necessidade que pode não ter se dado conta que existe? Como, então, não dar um tiro no escuro?

Imediatamente pensei sobre como a assessoria de imprensa passa exatamente por essas questões. Por que não podemos fazer tudo que os nossos clientes pedem? Por que precisamos delimitar sua participação no processo de criação dos textos – afinal, estamos falando sobre eles, como assim dizer “ahn, ahn, a partir de agora é com a gente”. No mesmo esquema do texto inspirador, vamos a três pontos importantes do relacionamento com o cliente:

1) O cliente nem sempre sabe o que quer

Para executarmos uma boa estratégia de comunicação, é preciso entender o que o cliente quer dizer, para quem ele quer aparecer e se relacionar. Aí mora o problema: nem sempre o empreendedor tem seu objetivo defindo. Por isso, batemos na tecla da assessoria de imprensa como ferramenta estratégica para o negócio porque a boa comunicação transforma um produto ou serviço. Então, cabe a nós, assessores, esmiuçar o que é o negócio do cliente, apresentá-lo as reais probabilidades dos assuntos serem de interesse público. Dessa forma, ciente de quais pautas rendem para o jornalista de redação, não criamos expectativas no assessorado de que tudo é muito interessante e noticioso (99% dos assessores gostariam que tudo fosse notícia, juro).

2) O desejo humano de desenvolver padrões e hábitos

Ok, passamos pela primeira etapa, mas chegamos a outra do trabalho de comunicação: muitos clientes estavam acostumados a fazer tudo por conta própria, e a gente sabe que isso não significa que a pessoa é centralizadora e tal. O empreendedor precisa se virar em 50 mil para dar conta de todas as facetas de seu negócio. À medida que a empresa cresce e as estruturas hierárquicas ganham verticalidade, delegar passa a ser um desafio imenso. Volta e meia, precisamos dizer que o trabalho de assessoria de imprensa é para ser executado pela assessoria. Parece óbvio, mas não é. Já ouvi cliente dizer que estava sobrecarregado por fazer contatos com imprensa, mas epa!, não era para ele fazer isso. Se você buscou uma assessoria de imprensa para otimizar seus resultados na comunicação, deixe o trabalho com eles, que possuem a expertise no setor, e estão 100% dedicados a gerir sua conta, se relacionar com imprensa, trazer pautas, produzir conteúdos, filtrar demandas.

3) Nossa grande necessidade de agradar aos outros

Publicidade, Jornalismo, Relações Públicas, Marketing. Todas essas áreas se complementam, mas possuem formas específicas de escrita, suas metodologias, métricas diferenciadas. Um dos pontos mais comuns que surgem durante o processo de aprovação de material institucional do cliente é a tal “pegada comercial”. O texto jornalístico possui uma estrutura específica, que precisa ser respeitada para mostra a real prestação de serviço. Muitas vezes, o obstáculo da correção é a diferenciação entre o que é comercial e jornalístico. Há informações que são mais válidas para uma campanha ou para um material comercial de apresentação. Outras são mais bem aproveitadas numa rede social. Não é possível agradar a todos os setores, por isso o conteúdo deve ser filtrado para que seja aproveitado no contexto ideal. As informações devem ser direcionadas para o canal correto e sem “furar” a assessoria. Por isso que, muitas vezes, aquele texto super legal que você suou para falar da sua empresa não emplaca nos veículos. Afinal, não dá para trabalhar uma nota exclusiva numa coluna especializada se o dado já foi jogado no Facebook.

Minha ideia aqui é que todos reflitam sobre como o trabalho de assessoria de imprensa tem sua parcela no desenvolvimento e potencialização do negócio. Alinhar as expectativas e entender um pouco dos processo ajuda ambos os lados a tocar o trabalho de forma eficiente. Cada cliente tem seus objetivos e metas e a assessoria de imprensa precisa estar sintonizada e colaborar com o crescimento. Por outro lado, a confiança do cliente no trabalho contratado é fundamental para a boa execução. Aqui na LaPresse nos dispomos a entender o negócio do cliente e fazer com que ele também entenda o nosso para reconhecer em cada processo os degraus para o sucesso.