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jan 27th

Entrevista LaPresse: Ideation Brasil

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O crescente interesse de jovens sobre empreendedorismo fez com que os estudantes de engenharia civil, Alexandre Muller, e de engenharia de produção, Danilo Roselli, lançassem o Ideation Brasil. A iniciativa busca unir o aprendizado teórico com a imersão prática, fomentando entre os universitários brasileiros a cultura de startup. Em entrevista ao Blog da LaPresse, Muller conta como se lançou nesta empreitada e o que espera do projeto para daqui a dois anos.

1) Como surgiu a ideia?

A Ideation Brasil foi criada a partir da nossa experiência em intercâmbio pelo programa Ciências sem Fronteiras, na Califórnia. Em meio à experiência intensa no universo do empreendedorismo, conciliamos o aprendizado teórico, através de aulas como Empreendedorismo Global e Tecnológico, com participação prática em inúmeros eventos e competições. Desejamos com a Ideation gerar oportunidades semelhantes aos universitários brasileiros. Assim, nosso primeiro projeto é a competição “Sua ideia na prática”, desenvolvida com base no modelo das melhores universidades da Califórnia. Tivemos, no segundo semestre de 2014, competições em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Florianópolis e Brasília.

2) Como é a cultura e o ambiente de trabalho?

Hoje somos um time de 5 pessoas: 2 founders e 3 estagiários. Todos têm grande autonomia para criação e para colocar suas ideias em ação. Não temos horário de trabalho definido, somos adeptos da cultura de resultados.

3) Qual foi o maior desafio no começo de sua carreira?

Nosso maior desafio com certeza foi a distância. O fuso horário de quatro horas entre a Califórnia, local onde nasceu a Ideation, e o Brasil, local onde as atividades acontecem, fez com que vários empecilhos surgissem. Além disso, toda a formação dos times organizadores das competições em cada cidade, que hoje conta com 31 membros, aconteceu de forma online, via Skype e Google Hangout.

logoIDEATIONsitelapresse

4) Qual é a estratégia da Ideation Brasil e numa escala de 0 a 10, como você classificaria seu grau de contentamento com o seu empreendimento? Há objetivos maiores para a empresa alcançar?   

Nossa estratégia é gerar experiências práticas para os universitários a fim de formar jovens capacitados a empreender. Já na escala eu diria 8, atingimos alguns resultados legais em termos de alcance. Porém, temos grandes objetivos ainda que estão só começando a serem atingidos! Temos muito trabalho pela frente para 2015.

5) Qual é o problema ou a necessidade de mercado que a  Ideation Brasil vai solucionar?   

Acreditamos que o empreendedorismo universitário brasileiro necessite de inúmeros projetos e iniciativas como a Ideation. Segundo pesquisa realizada pela Endeavor com mais de 7.000 universitários, 60% desejam empreender. Porém, pouco mais de 20% começam a executar suas ideias. Ou seja, há um gap que precisa ser diminuído, o que identificamos como uma oportunidade.

6) Como você vê a Ideation Brasil em dois anos? Tem potencial de crescimento?

Temos um enorme potencial de crescimento. Há um gap muito grande em relação ao conteúdo de empreendedorismo universitário e também há muitos jovens interessados em consumi-lo. Vejo a Ideation daqui há dois anos com ações em todos os estados brasileiros e impactando um gigante número de alunos.

 

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