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dez 16th

Cinco dicas para alinhar a comunicação ao seu planejamento estratégico

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Na matemática, “a ordem dos fatores não altera o produto”, mas, em comunicação, altera – e muito!

Digo isso porque o empreendedor precisa ter o planejamento estratégico de sua empresa traçado para que as práticas de Assessoria de Imprensa, Marketing de Conteúdo e Relações Públicas possam trazer resultados favoráveis ao seu negócio.

Com seu Plano de Negócios em mãos ou Canvas na parede será certeira a definição da meta do cliente que pode ser comercial, como o aumento de vendas e entrada em um novo mercado, institucional, com a aproximação de parceiros estratégicos, ou mercadológica, com um reposicionamento. E com base nesta informação teremos um norte de qual será o melhor caminho, que nem sempre engloba todas as ferramentas de comunicação.

Como é fim de ano e é a hora que paramos para repensar em nossa vida – e dos nossos negócios também -, elencamos cinco pontos importantes para que o planejamento de comunicação tenha como base as prioridades estratégicas das empresas e assim alcançar sucesso nas ações em Assessoria de Imprensa, Marketing de Conteúdo e Relações Públicas:

Parceiro de Negócios

Identifique quem são os influenciadores e empresas que têm o planejamento estratégico alinhado ou complementar ao seu negócio e priorize fortalecer a relação. Para isso, aposte nas práticas de Relações Públicas para traçar e realizar ações de aproximação e empatia destes com a sua empresa. Por exemplo, uma marca de rações pode oferecer um seminário sobre nutrição para cães de pequeno porte para veterinários, um curso de manutenção de estoque para os proprietário de petshop ou uma ação educativa em um blog voltado para amantes de cachorros. Tudo isso é RP!

Olhar para si

Muitos empreendedores acham que apenas Assessoria de Imprensa é a ferramenta mais eficiente para potencializar o crescimento de seu negócio. Mas ela é uma faca de dois gumes, pois uma empresa mal estruturada, sem suporte para atender a demanda, pode arruinar um negócio. Além disso, nem tudo que é novidade no negócio é interessante para a imprensa. Então, abuse do Marketing de Conteúdo informando para seus clientes, via redes sociais e newsletter, as mudanças em seu site e pequenas mudanças na sua prestação de serviços, ou parcerias que não impactem no modelo do negócio ou infraestrutura da empresa.

Planeje de Acordo com Seu Tamanho

O sucesso de uma operação em comunicação não está diretamente relacionado ao seu orçamento. Divida seu objetivo em metas e ordene por ordem de importância e, assim, dando um passo de cada vez, sua estratégia de comunicação irá acertar em cheio seu público-alvo. Para micro, pequenas e médias empresas, é interessante pensar nas ferramentas de comunicação na seguinte ordem: Marketing de Conteúdo, estruturando os canais institucionais e fortalecendo o diálogo com seus clientes; Assessoria de Imprensa, para fortalecer a credibilidade da marca; e Relações Públicas para influenciar parceiros e pessoas de renome do seu mercado.

Comunicação Interna

O planejamento estratégico em comunicação deve ser apresentado para toda a equipe e massificado para o time de marketing e vendas que são os que lidam com seus consumidores. Para isso crie uma apresentação didática, na linguagem de seus colaboradores, apontando as prioridades e as ações que serão realizadas para alcançá-las. Além disso, dê espaço para que eles possam expressar sua opinião. Quanto mais claro o plano, maior será o engajamento.

Tirando da Gaveta

O planejamento deve ser revisitado regularmente para que sejam aparadas arestas e mensurados os resultados alcançados. Esse retorno ao ponto de partida leva a uma reavaliação e adaptação ao cenário atual que pode identificar gatilhos de negócios específicos, como, por exemplo, uma alteração legislativa ou resultados financeiros acima do projetado, que sinalizam a necessidade de rever e possivelmente rever o seu plano.

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