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jan 12th

Fidelização de clientes via Assessoria de Imprensa

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Insana, muitas vezes, a corrida empreendedora para a aquisição de novos clientes se parece como a busca pelo pote de ouro ao fim do arco-íris. Por que digo isso? Porque é muito mais barato e fácil vender para um cliente que já conhece a marca. E a gente já disse isso por aqui. E no post de hoje vamos nos aprofundar em como a Assessoria de Imprensa pode te auxiliar nesse processo de retenção.

Diferente da propaganda e da publicidade, que tem um discurso mais agressivo de vendas, a Assessoria de Imprensa trabalha a credibilidade e visibilidade da marca, que vão tanto atrair, quanto e reter clientes, além de estimular o marketing de boca a boca. Dessa forma é possível criar um fluxo constante de vendas com quem já conhece a empresa e ao mesmo tempo estimula os possíveis clientes a realizarem sua primeira compra.

Alimentando os leads

A Assessoria de Imprensa é a ferramenta de comunicação que aumenta o alcance da marca através do relacionamento com jornalistas e influenciadores digitais, como blogueiros e vlogueiros – os atuais youtubers -. Por serem formadores de opinião, uma citação deles, por menor que seja, é um aval para que os clientes possam comprar o seu produto ou adquirir o seu serviço.

Para uma estratégia de relacionamento com a mídia assertiva, priorize veículos nos quais os seus consumidores são leitores. Não adianta sair em um jornal especializado em negócios se o seu público é jovem. Por isso é preciso identificar as principais mídias, seja ela jornal, revista, TV ou rádio, e focar os seus esforços nela.

Após a publicação é quando acontece a mágica. A validade e o impacto da matéria serão ampliados quando você informa para seu banco de dados de cliente. E isso, você pode fazer de diferentes formas:

  • Disparando uma newsletter com a publicação e linkando ao seu serviço e produto;
  • Publicando um post sobre a participação da empresa na pauta e a visão geral do empreendedor sobre o assunto;
  • Disponibilizando uma área específica do site para compilar as matérias;
  • Compartilhando as matérias nas redes sociais adequadas: assuntos corporativos no Linkedin, saúde, moda e bem-estar no Instagram e diversos no Facebook.

Dessa forma, conseguirá para manter o interesse dos clientes pela marca, compartilhando nos canais institucionais adequados, transformando o clipping em uma ferramenta comercial.

Retendo clientes – Confiança e Credibilidade

Apesar da internet ser uma grande aliada nesse processo, pois dialoga com todos os públicos, sua audiência e relevância é variável de acordo com o perfil de quem deseja atingir. No entanto, os veículos tradicionais fazem bem o trabalho de manter um público fiel ao seu negócio.

Se por um lado a postagem em um site de notícias é importante por ter o link que leva diretamente para o seu negócio, a publicação da sua marca em um jornal impresso, por exemplo, soma ainda mais em credibilidade frente ao público brasileiro, muito disso ainda graças à tradição.

Mesmo não tendo o link do seu negócio na internet, ter o papel concreto com a sua marca estampada ainda é um diferencial, assim como aparecer em uma TV de grande porte, uma rádio de grande audiência ou uma revista de boa circulação.

Retendo clientes – Novidades

Outra forma de manter os seus clientes fiéis ao seu negócio é através da divulgação das novidades do seu produto ou serviço. Além do anúncio interno para todos os usuários da marca, a produção de um release e a divulgação em sites, jornais, revistas, rádios e TVs é completamente necessária.

Dessa forma, além da possibilidade de conquistar novos consumidores – o que não seria o foco, mas sim uma consequência aceitável e agradável – os clientes seriam informados das novidades do seu negócio e se manteriam fiéis, além de aumentarem ainda mais as expectativas sobre a sua empresa.

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