Blog

jan 16th

Como construir um ciclo de comunicação para PME

Posted by with No Comments

Comunicação é o princípio básico de todo bom – ou até mal – relacionamento, seja ele pessoal ou profissional. E no mundo dos negócios não poderia ser diferente. Em uma empresa, a mensagem tem uma função que vai além de informar as novidades: a de criar empatia do público com a marca, mostrando como sua cultura empresarial, produtos e serviços estão alinhados ao estilo e objetivos de vida de seus clientes, funcionários e parceiros.

Sem uma comunicação eficiente, diversos mal-entendidos podem ocorrer e prejudicar a imagem e a lucratividade do seu negócio, seja devido a problemas internos, entre funcionários e diretoria, ou externos, quando o posicionamento da empresa vai contra os princípios de seus clientes e potenciais consumidores.

Por isso, é importante um planejamento de comunicação alinhado à estratégia de negócio, que o tornará eficiente e com resultados assertivos. Mas como comunicar isso para cada um desses públicos?

O primeiro passo é definir como você vai usar a Assessoria de Imprensa, Marketing de Conteúdo e Relações Públicas para alcançar seus objetivos. E a gente até deu dicas de como uma PME e startups podem realizar ações de relacionamento com orçamento enxuto.

O próximo passo é envolver a equipe no processo, mostrando a participação de cada um. A comunicação interna é tão importante quanto a com seu consumidor, mesmo que sua equipe seja enxuta. Esse será um momento de feedback, de quem está muitas vezes mais em contato com o cliente do que o próprio empreendedor e podem ser destacados pontos importantes para o sucesso das ações.

TODA a comunicação é relevante, desde o momento que a ideia saiu do papel, até ela começar a ser desenvolvida, aplicada, com uma equipe formada e pronta para o crescimento. Com essa postura você criará um ambiente mais leve, tranquilo e transparente para seus funcionários, que vão se posicionar corretamente junto aos seus clientes e parceiros, aumentando assim a produtividade, vendas e lucratividade!

Depois de toda equipe alinhada é hora de pensar em como a comunicação poderá ajudar seu negócio a aumentar a credibilidade, visibilidade, faturamento, entrar em novos mercados ou dar um upgrade no seu posicionamento de mercado.

Para te ajudar nessa empreitada, fizemos dois posts para te explicar como se organizar internamente para executar as ações de relacionamento com maestria: “Como fazer comunicação Interna para PME” e “Como fazer comunicação externa para PME“.

Tagged with: , , , , , ,

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *